sábado, 27 de junho de 2015

COLUNA VERTEBRAL: PEQUENAS MENTIRAS & GRANDES NEGÓCIOS

Não é de hoje que se nota um certo exagero na abordagem das patologias da coluna. Antes víamos claramente o exagero na realização de técnicas de fusão da coluna. Havia a idéia da necessidade da fusão para por fim ao movimento e à dor em determinadas zonas da coluna, mas isto não se mostrou sempre verdadeiro, e passamos a afinar nossas indicações.

Percebeu-se que os nervos no entorno da coluna seriam os grandes responsáveis pelas dores e foram desenvolvidos vários procedimentos para abordar estas estruturas. Mas, mais uma vez, houve um problema com o uso exagerado destas técnicas.

Por parecerem fáceis, muitos médicos não especialistas, sem uma devida formação no campo da coluna vertebral passaram a realizar estas técnicas em dores cujo melhor remédio seria o tempo, apenas o tempo, ou abordagens medicamentosas mais simples. Dito de outra forma, faz-se procedimentos sem nenhuma formação e sem nenhuma necessidade, causando uma sobrecarga maior sobre o sistema de sáude, seja público ou privado, sem vantagens reais para os pacientes.

Temos que rever nossos conceitos para fazer avançar a eficácia dos tratamentos dos problemas da coluna, de uma forma científica e com máximo benefício para os pacientes.

Hoje já dispomos de grandes avanços no campos das técnicas clínicas, intervencionistas e cirúrgicas da coluna, e nossso grande de desafio não é mais uma questão de tecnologia, é uma questão de consciência.

Centro Médico da Coluna Vertebral
Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263

Nenhum comentário:

Postar um comentário