segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

DOR NA COLUNA:A INTERAÇÃO ENTRE OS NEURÔNIOS E AS CÉLULAS GLIAIS


Como pode ser visto em outras postagens deste blog, usamos uma classificação clínica de fases inflamatórias, para auxílio à decisão clínica frente às dores da coluna. Sabe-se que o processo de desenvolvimento das dores e inflamações da coluna passa por todas estas fases e determinar esta fase nos dá uma maior precisão na escolha do melhor tratamento médico para cada caso.

Nos últimos anos, por conta do grande desenvolvimento das pesquisas no campo da neurociência, foram introduzidos muitos conhecimentos que mudaram de forma importante nosso entendimento e condutas frente às dores e inflamações da coluna.

Muito do que se fazia antes teve que ser  revisto e muitos avançoes foram feitos no campo da bioquímica e farmacologia da dor.

Em fases avançadas do processo de inflamação relacionadas à coluna, temos quadros de inflamação neural, que podem ser mais superficiais ou mais profundos. Com relação a este importante componente, vimos que a inflamação atinge não apenas a função e a estrutura do nervo. Outras células, que antes eram consideradas apenas células de sustentação do parênquina nervoso, são profundamente atingidas e se tornam disfuncionais: as células gliais.

Novos tratamentos tem como alvo essas células, e no Centro Médico da Coluna Vertebral, estamos atualizados com as últimas pesquisas sobre o assunto e oferecemos o que existe de mais efetivo no tratamento das dores crônicas.


Centro Médico da Coluna Vertebral

Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263
http://www.centromedicodacoluna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário