quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Dor inflamatória e neuropática reduz a capacidade da memória de curto prazo


Distúrbios cognitivos associados à dor persistente incluem alterações na memória, déficit de atenção e problemas na tomada de decisões. Baseado nisso, foi realizado um estudo para elucidar como a dor pode afetar a memória de curto prazo. Para isso, foi implantado multieletrodos no córtex pré-frontal medial (CPFM) e no núcleo médio-dorsal do tálamo ou no CPFM e no hipocampo dorsal. Os animais foram treinados em um labirinto em que tinham de escolher entre dois caminhos alternativos, e necessitavam, depois, de relembrar o caminho escolhido. A dor foi induzida pela injeção de líquido cefalorraquidiano contendo Mycobacterium butiricum (dor inflamatória) e pela lesão do nervo isquiático com preservação do ramo sural (dor neuropática). Os multieletrodos registraram a atividade neuronal durante a execução de uma tarefa comportamental dependente de memória espacial em animais com dor persistente. Os resultados mostraram que após a indução da dor, ocorre redução significativa da quantidade de informação que é partilhada entre os circuitos neocórtex-talâmico (no modelo de dor inflamatória) e neocórtex-hipocampal (no modelo de dor neuropática). Esses dados sugerem que a perda na capacidade de processar informação de memória sobre localização espacial é devido ao processamento de estímulos dolorosos que também podem ser elaboradas por esses circuitos neurais, causando, o declínio do fluxo de informação neuronal responsável pela memória. Com este trabalho, demonstra-se que a dor crônica induz alterações no funcionamento das vias córtico-talâmico e córtico-hipocampal que não estão diretamente ligados ao processamento táctil ou doloroso, mas estão envolvidas na atividade do sistema límbico das emoções e na memória.

Referências:

  • Cardoso-Cruz H, Lima D, Galhardo V. Impaired spatial memory performance in a rat model of neuropathic pain is associated with reduced hippocampus-prefrontal cortex connectivity. J Neurosci. 2013 33(6):2465-80.
  • Cardoso-Cruz H, Sousa M, Vieira J, Lima D, Galhardo V. Prefrontal Cortex and Mediodorsal Thalamus Reduced Connectivity is Associated with Spatial Working Memory Impairment in Rats with Inflammatory Pain. Pain. 2013 pii: S0304-3959(13)00388-6.


    Renato Leonardo de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário