sábado, 18 de maio de 2013

DOR PERINEAL TRATADA COM BLOQUEIO DE GÂNGLIO ÍMPAR


Nas dores perineais, onde existe a possibilidade de uma dor modulada pelo sistema nervoso simpático através do gânglio ímpar, o sofrimento pode ser considerável, pela sua intensidade e pela longa duração, pois os pacientes permanecem muito tempo sem um diagnóstico correto. Isto é muito comum após condições traumáticas da articulação sacrococcígea.

A anatomia do gânglio de Walter, ou gânglio ímpar, facilita a sua inflamação e comprometimento neuropático, trazendo grande sofrimento, mas existem técnicas intervencionistas que podem controlar este problema de uma forma eficaz e segura, pelo bloqueio neurolítico do gânglio ímpar, guiado por radioscopia em tempo real.

Esta semana apresentamos um caso clínico de uma paciente com dois anos de intenso sofrimento, com impossibilidade de sentar-se, pelo surgimento de grande incômodo, que teve realizado o procedimento com sucesso.

A imagem abaixo mostra o procedimento de bloqueio de gânglio ímpar pela técnica transarticular, onde uma agulha é passada através da articulação sacrococcígea. Em seguida, injeta-se um contraste radiográfico para certificação de posicionamento de dispersão de líquido, após o que é realizado o bloqueio neurolítico. É um método que pode trazer alívio sintomático em poucos minutos, pondo fim a sofrimentos longos.



Este é um dos muitos procedimentos intervencionista especializados realizados diariamente no Centro Médico da Coluna Vertebral. 
 
 
Dr Henrique da Mota, MD, CRM/CE 6090
Ortopedia e Cirurgia da Coluna
Medicina Intervencionista da Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário