domingo, 21 de outubro de 2012

TÉCNICA DE CIFOPLASTIA POR BALÃO UNILATERAL É TÃO EFICAZ QUANTO A BILATERAL

A cifoplastia com cimento acrílico é realizada sob anestesia local e pequena sedação nos casos selecionados de fraturas por compressão vertebrais. É controlada por aparelhagem computadorizada especial de imagem de radioscopia ou tomografia computadorizada, em regime de hospitalização de 12 horas. 



Sob o controle de imagens tridimensionais, uma fina cânula é passada dentro do corpo vertebral patológico, através de uma punção sob anestesia local. Injeta-se um cimento acrílico chamado PMMA, que polimeriza com a liberação de calor, aliviando as dores por efeito térmico sobre terminações nervosas livres. No caso das cifoplastias, antes da injeção do cimento, faz-se, ainda, um processo de correção de deformidade com uso de um balão ou de um expansor plástico.

Estes procedimentos anteriormente eram regularmente feitos de ambos os lados das vértebras, mas agora estudos mostram que são igualmente eficazes se realizado apenas de um lado, o que o torna mais rápido e igualmente eficaz.


Centro Médico da Coluna Vertebral
Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263
http://www.centromedicodacoluna.com.br/


Referência: Unilateral Versus Bilateral Balloon Kyphoplasty for Multilevel Osteoporotic Vertebral Compression Fractures: A Prospective Study. Chen, Liang MD, PhD; Yang, Huilin MD, PhD; Tang, Tiansi MD. Spine. 36(7):534-540, April 01, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário