quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NEUROPORAÇÃO CONTROLANDO AS FORTES DORES NAS DOENÇAS DEGENERATIVAS AVANÇADAS DA COLUNA LOMBAR

As doenças degenerativas da coluna lombar conhecidas como osteocondrose intervertebral produzem quadros patológicos de deslizamentos vertebrais chamados de espondilolisteses degenerativas, como pode ser visto na figura 1.

É um quadro que costuma estar associado a um grande componente inflamatório regional e a fortes dores.


Figura 1. Ressonância magnética de espondilololistese degenerativa


Nesta situação complexa, devemos avaliar se, além do quadro inflamatório, o comportamento mecânico da estrutura é estável ou instável, e se esta instabilidade é axial ou translacional. Isso vai determinar o tipo de tratamento mais eficaz.

Figura 2. Exame de radiografia dinâmica mostrando instabilidade translacional entre a terceira e a quarta vértebras lombares  

No caso de real instabilidade, quando uma vértebra desliza mais ainda em movimentos sucessivos, como vemos nas imagens da figura 2, a cirurgia é a única opção eficaz. Neste momentos usamos parafusos que promovem a estabilização dos segmentos que estavam se mexendo anormalmente. 

No entanto, nos casos em que o comportamento não é de instabilidade translacional, existindo um quadro estável ou de instabilidade puramente axial o método intervencionista de neuroporação, com o controle direto do componente inflamatório regional é o método de escolha, evitando cirurgias desnecessárias.

Na figura 3, vemos um quadro de espondilolistese degenerativa sem instabilidade translacional. Apesar da espondilolistese, não há alteração do posicionamento vertebral recíproco com os movimentos radiografados.


Figura 3. Exame de radiografia dinâmica mostrando espondilolistese sem instabilidade translacional entre a terceira e a quarta vértebras lombares  
Nestes casos, o tratamento pela Neuroporação tem produzido excelentes resultados, sem a necessidade de cirurgias, e com rapidez e eficácia.




Centro Médico da Coluna Vertebral

Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263

Nenhum comentário:

Postar um comentário