sábado, 11 de agosto de 2012

APARELHOS USADOS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICAS PODEM SER FÁBRICAS DE LESÕES DA COLUNA


O Elliptico, um aparelho muito comum em academias pode trazer danos à coluna vertebral. É o que mostra um recente trabalho. How do elliptical machines differ from walking: A study of torso motion and muscle activity, Moreside JM, McGil SM, Clinical Biomechanics, Volume 27, Issue 7, August 2012, Pages 738–743. 

A leitura deste artigo traz uma informação científica e esclarecedora de algo que já vinhamos percebendo clinicamente, quando vários pacientes informaram que tinham tido surgimento de dores após o início da prática deste exercício. O trabalho mostra que os movimentos produzidos pelo aparelho são muito artificiais e que podem trazer danos aos discos intervertebrais.

Nota-se uma diferença importante tanto na flexão, extensão e rotação dos componente da coluna vertebral, o que pode trazer danos aos componentes anatômicos regionais. Mesmo que saibamos do grande apelo das propagandas que sempre trazem belas garotas em cima destas máquinas, saiba que ela está arriscando se tornar uma bela doente. Logo, cuidado com exageros e modismos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário