segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONGRESSO DA SOCIEDADE FRANCESA DE DOR: CENTRO MÉDICO DA COLUNA ESTEVE PRESENTE

Entre os dias 16 a 19 de novembro, equipe do Centro Médico da Coluna Vertebral esteve presente neste importante evento. Foi de particular interesse o evento capitaneado pelo Pr Rannou, do Hôpital Cochin, de Paris, sobre as novas condutas nas lombalgias. A palestra findou com uma frase emblemática: "Revenons a la lesion!" , que mostra a nova tendência de diagnosticar a lesão causal, o que é possível em uma parte importante das dores da coluna, evitando os tratamentos puramente sintomáticos. "Nossos tratamentos devem se voltar à patologia e a sua lógica anatomofisiopatológica."

Foi bastante interessante a abordagem dos novos consensos no tratamento das dores agudas e crônicas da coluna e da eficácia e ineficácia de várias terapias, o que mostrou que as condutas do Centro Médico da Coluna Vertebral estão de acordo com os melhores consensos internacionais. Novas documentações de avaliação de pacientes foram sugeridas e já estão disponíveis em nosso serviço.

Na qualidade de coordenador de serviço multidisciplinar, o Dr Henrique da Mota esteve no ciclo de palestras sobre Hipnose Médica, que já é realizada em nosso serviço como resultados satisfatórios há cerca de 3 anos, pelo Dr Leon Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário