sábado, 15 de outubro de 2011

ESCOLIOSE DEGENERATIVA DE PACIENTES IDOSOS É UMA BOA INDICAÇÃO PARA A NEUROPORAÇÃO


Como centro especializado em patologias da coluna vertebral, recebemos, com grande frequência, pacientes idosos portadores de degenerações avançadas da coluna, com deformidades e alterações inflamatórias em múltiplos segmentos. Não resta dúvida, que existem situações em que indicamos e realizamos cirurgias de descompressão de estruturas neurais ou fixação de instabilidades ou deformidades que tragam desequilíbrio sagital ou frontal importantes, mas muitos pacientes são incapazes de ser submetidos a cirurgias mais agressivas. Nestes casos, em que não se indica a cirurgia, temos utilizado, com crescente frequência, a técnica da NEUROPORAÇÃO, com resultados efetivos, reprodutíveis e seguros.

Na figura ao lado, vemos um quadro degenerativo avançado em uma paciente de 73 anos, com intensa lombalgia, que já havia sido operada havia dois anos de uma hérnia de disco L4/L5, que na época lhe trazia forte dor ciática. Obteve uma alívio sintomático importante da ciática, mas passou a sentir lombalgias, antes não existentes. As lombalgias evoluíram para um quadro invalidante de uma dor lombar sem irradiação para membros inferiores. Com dois anos de duração, as dores não respondiam ao uso de medicamentos antiinflamatórios e até pioravam com a realização de fisioterapias.

Diante do quadro e da limitação de indicação cirúrgica, propusemos um procedimento de NEUROPORAÇÃO com sucesso absoluto. A paciente teve um ganho funcional substancial, com controle quase total de suas dores lombares, já na primeira semana após o procedimento, com plena satisfação. Seguiu em uso de medicamentos para controle de componentes gliais e neuropáticos da dor, com grande controle primário de seu componente inflamatório naural e articular.

Hoje, após 10 meses do procedimento, encontra-se plenamente satisfeita com sua situação, sendo exemplo do sucesso terapêutico dos modernos procedimentos intervencionistas. Nestas situações, trabalhos mostram que há uma satisfação em mais de 75% dos pacientes, com alívio total das dores em cerca de 35% deles. É um fantástico avanço em quadros anteriormente de difícil tratamento.


Centro Médico da Coluna Vertebral
Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263

Nenhum comentário:

Postar um comentário