domingo, 19 de setembro de 2010

PILATES NÃO É TRATAMENTO DE DORES NA COLUNA, É MODALIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Respeitável público.....

As dores na coluna são comuns na população em geral, e a desinformação dos pacientes os deixa à mercê de tratamentos inapropriados e até prejudiciais ao seu problema.

Muitas modalidades de exercícios existem, mas há coisa que se aplicam e outras que não se aplicam aos casos de pessoas que padecem de patologias na coluna vertebral.

Todos os dias vemos nascer e crescer novidades que se apresentam aos pacientes com problemas da coluna, mas cada um deve ser esclarecido quanto a correta indicação na busca de sua saúde.

Nos últimos anos, vimos o surgimento do modismo do Pilates, e hoje se discute muito a sua aplicabilidade como algo que possa ser classificado como uma terapia.

O fato é que o Pilates não é uma terapia, por consequência não pode ser aplicado em pacientes que tenham  problemas da coluna, visando o seu tratamento.

Pilates é uma modalidade de educação física que mais se aplica a candidatos a ingresso no Cirque du Soleil que a pessoas que sofram de dores ou deformidades na coluna.

Corroborando esta ideia, o próprio Conselho Federal de Educação Física em sua Resolução CONFEF nº 201/2010, caracteriza o método como um método de ginástica, tendo inclusive sido desenvolvido para aprimoramento de artistas de circo, veja só!

Desta forma, se você tem uma dor na coluna e vai fazer isto como terapia, você poderia até entrar na classificação de artistas circenses, pois estão lhe fazendo de palhaço.

Mas por qual motivo muitas pessoas que se submetem ao Pilates sentem melhora de suas dores?

Isto aí é outra coisa que deve ser esclarecida. Vamos lá...

As dores na coluna caminham, em geral, lado a lado com o fenômeno inflamatório, ou seja, se existe dor  geralmente existe inflamação. Mas o fenômeno inflamatório faz parte de uma programação biológica que tem, por sua própria natureza, um início, um meio e um fim.

Desta forma, muitos pacientes que estão fazendo ginástica com método Pilates melhoram pelo avançar do processo natural de auto-controle da inflamação. Eles melhoram não por estarem fazendo a ginástica, melhoram pelo curso natural de resolução de um processo biológico já estabelecido.

Assim sendo, PILATES NÃO É TRATAMENTO NEM PODE SER APLICADO A PROBLEMAS DE COLUNA.


Centro Médico da Coluna Vertebral

Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263

http://www.centromedicodacoluna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário