segunda-feira, 20 de setembro de 2010

HÉRNIA DE DISCO CERVICAL: TRATAMENTO DESENVOLVIDO PELO CMCV RESOLVE CASOS QUE ANTES SÓ ERAM RESOLVIDOS COM CIRURGIAS AGRESSIVAS

Homem de 45 anos, com quadro de forte dor que se irradia do seu pescoço para seu braço ESQ, que não melhorava apesar do uso de grande quantidade de antiinflamatórios e corticóides, teve indicada, em outro serviço uma cirurgia clássica com descompressão anterior com colocação de enxerto ósseo de bacia. Chegou ao nosso serviço para uma segunda opinião, pela indicação de outro paciente com caso semelhante tratado com sucesso.

As imagens mostram uma grande hérnia de disco no espaço entre a 5a e a 6a vértebras cervicais, justificando suas queixas.

Fizemos a proposição de tratamento por neuroporação sobre sexta raiz cervical, seguido de medicamentos orais para dores neuropáticas, com sucesso. O paciente não precisou da cirurgia e voltou a suas atividades de trabalho em 24 horas.

Comentário: nas hérnias discais cervicais, o sucesso da neuroporação tem sido surpreendente mesmo para nós cirurgiões habituados a ver casos como este que antes só poderiam ser efetivamente resolvidos com cirurgias, como a que foi indicada corretamente em outro serviço. Creio que a cirurgia tivesse dado alívio ao paciente, mas com um tempo de recuperação de meses, e não de poucos dias.

São casos assim que fizeram nossa conduta evoluir na direção de técnicas menos agressivas e mais resolutivas.

Centro Médico da Coluna Vertebral

Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263

http://www.centromedicodacoluna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário